Thursday, August 27, 2015

O que é big data?

O que é big dataBig data é um termo muito utilizado atualmente, principalmente em empresas de comunicação e tecnologia. O termo é usado para descrever o crescimento, disponibilidade e o uso de informações estruturadas e não estruturadas. O big data serve como base para inovação, diferenciação e crescimento. Mesmo assim, acaba ficando um pouco complexo entender o que é big data.

Selecionei alguns pontos importantes e um ótimo infográfico da IBM explicando o assunto. Confira:

O que é big data IBM

Volume
Muitos fatores contribuem para o aumento do volume de dados. Transações de dados armazenados ao longo dos anos, dados de texto constantemente em streaming nas mídias sociais, o aumento da quantidade de dados de sensores que estão sendo coletados etc. No passado o volume de dados excessivo criou um problema de armazenamento. Mas com os atuais custos de armazenamento decrescentes, outras questões surgem, incluindo, como determinar a relevância entre os grandes volumes de dados e como criar valor a partir dessa relevância.

Variedade
Os dados de hoje vem em todos os tipos de formatos. Sejam bancos de dados tradicionais, hierarquias de dados criados por usuários finais e sistemas OLAP, arquivos de texto, e-mail, medidores e sensores de coleta de dados, vídeo, áudio, dados de ações do mercado e transações financeiras. Por algumas estimativas, 80 por cento dos dados de uma organização não é numérico! Mas, estes dados também precisam ser incluídos nas análises e tomadas de decisões das empresas.

Velocidade
De acordo com o Gartner, velocidade significa tanto o quão rápido os dados estão sendo produzidos quanto o quão rápido os dados devem ser tratados para atender a demanda. Etiquetas RFID e contadores inteligentes estão impulsionando uma necessidade crescente de lidar com torrentes de dados em tempo quase real. Reagir rápido o suficiente para lidar com a velocidade é um desafio para a maioria das organizações.

Informações do site da SAS.

O post O que é big data? apareceu primeiro em Mídia Boom.

Mídia Boom » Mídias Sociais

Leia mais em: Blog da SocialStar



from SocialStar - Feed http://ift.tt/1MY7gqt
via http://ift.tt/1GVxUbj

No comments:

Post a Comment