Tuesday, August 25, 2015

Desafios de TI e comunicação na era da mobilidade

Future of IT

As mídias sociais alteraram o modo como nos relacionamos com o mundo, como obtemos informação e como interagimos com as pessoas. Nas corporações, existe uma nova organização do trabalho, baseada em colaboração, compartilhamento e acesso à informação.

Por aproximarem as pessoas e facilitarem os processos, nunca a comunicação e a tecnologia foram tão vitais para o sucesso empresarial. Mas que importância têm afinal as redes sociais e outras mídias digitais para o crescimento e a perpetuidade de um negócio? Como ressaltar as vantagens competitivas e ao mesmo tempo controlar conteúdo, reputação, riscos, vulnerabilidades? Como a área de Tecnologia da Informação (TI) pode colaborar para proporcionar essa integração, ao mesmo tempo em que lida com pessoas, demandas, gestão de riscos, oportunidades e desafios?

A legítima preocupação dos profissionais de TI em todo o mundo com a segurança de dados, a redução de custos e a automação de processos por vezes é confundida com uma postura de “polícia”, “travar o meio de campo” ou demorar demais para atender demandas que fazem toda a diferença para a empresa se posicionar no mercado. E aí é que começa a confusão, pois mesmo dentro de uma mesma empresa, TI, marketing e outras áreas não se entendem.

Chief Information Officers (CIOs) e Chief Marketing Officers (CMOs), dois dos cargos vitais para o sucesso de uma estratégia de negócio, parecem vir de planetas diferentes, tal a distância de seus discursos.

CMOxCIO

Numa época em que mídias sociais já deixaram de ser encaradas como entretenimento para serem compreendidas como importantes canais de relacionamento e comunicação não só entre as pessoas mas também entre empresas e seus diversos públicos (de funcionários a investidores, de consumidores e fornecedores), o papel de TI tem se alterado radicalmente e se tornado muito mais estratégico.

Novo cenário mobile – Não foram só as mídias sociais que provocaram essa mudança, claro. Isso é só parte do novo cenário. Considere que o novo ambiente corporativo inclui mobile, cloud computing e bring-your-own-device/BYOD (funcionários são incentivados a utilizar seus próprios equipamentos portáteis no escritório), entre outras tendências que podem ser encaradas como riscos ou como oportunidades, dependendo do ângulo sob o qual se olha.

Devemos fechar o ano de 2013 com vendas de 1,8 bilhão de celulares em todo o mundo, dos quais 1 bilhão de smartphones. No segundo trimestre de 2013, houve um incremento de 46% na venda de smartphones (233 milhões de unidades vendidas) e isso se tornou um marco: é a primeira vez que smartphones vendem mais do que celulares comuns.

Acha pouco? Então que tal saber que, entre 2012 e 2014, o  número de tablets vendidos em todo o mundo vai mais que dobrar, saltando de 120 milhões para 263 milhões? É mais uma clara demonstração de que o futuro é mobile, sem escapatória. Os dados são todos da Gartner.

TI com visão de business – No futuro que já é presente, TI passa a ser um prestador de serviços mais alinhado com o business (IT-as-a-service/TI como serviço), competindo com produtos e serviços também disponíveis no mercado. E se antes TI era quem determinava o que e como ia ser comprado e usado na empresa em termos de hardware e software, hoje muitas das novidades são trazidas pelos próprios funcionários. É o que se costuma chamar de “consumerização” – ao invés das novidades tecnológicas serem criadas para empresas e só depois serem adotadas para o uso pessoal, como acontecia até há poucas décadas, hoje é o consumidor quem “puxa” e demanda, e a área de TI tem que “correr atrás” para que a empresa esteja no mínimo tão atualizada quanto as principais tendências do mercado.

O importante, nessa nova configuração dos negócios, é que TI encare uma mudança de atitude – do tradicional “isso não pode” para o “como podemos fazer isso acontecer?”. Com segurança, eficiência, muitas vezes de forma colaborativa e sempre de olho no que as novas relações pessoais e profissionais exigem. Assim, terá sempre garantido seu assento junto às mais importantes decisões da empresa, dando real suporte ao seu crescimento.

[por Mariela Castro]

 

 

 

 

 

 

 

Mídias Sociais

É republicado do http://ift.tt/1NEfxgy



from SocialStar - Feed http://ift.tt/1JwZUaJ
via http://ift.tt/1GVxUbj

No comments:

Post a Comment