Monday, August 31, 2015

7 dicas de design e conteúdo para mandar bem no Facebook

Olá pessoal,

Eu sou Marcelo Moreira, formado em Artes Gráficas e professor de Web Design, HTML5, CSS3, jQuery, PHP e MySQL, estou aqui para trazer dicas muito úteis para o uso do design nas Mídias Sociais.

Nesta postagem listarei 7 dicas muito legais para você marcar sua presença no Facebook de maneira arrasadora. Muitas são as pessoas que não fazem a coisa da maneira certa. Com estas dicas simples, mas bastante efetivas você poderá transformar sua presença no facebook em uma experiência mais impactante e positiva para seus atuais e futuros clientes e fãs.

Diferença entre Perfil e Fan Page

“Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”, diz o provérbio popular. É fundamental entender a diferença entre um perfil no Facebook e uma fan page. O perfil é para uso pessoal e a fan page para negócios. No perfil você coloca as fotos da sua família, dos amigos,  se conecta com eles, etc, mas não faz negócios.

Fan pages são outra história. Nelas é onde você irá vender e divulgar seus produtos, serviços ou organizações na web. As fan pages possuem vários recursos interessantes como:

  • São abertas ao público então todos podem ler o que você postar
  • Você pode promover suas postagens com anúncios
  • Você pode promover sorteios e concursos
  • Você conta com o Painel Administrativo para acompanhar o desempenho de suas publicações
  • Você pode adicionar e administrar colaboradores, atribuindo funções diferentes para cada um

Endereço URL Efetivo

É muito importante você personalizar a URL da sua fan page usando um nome de usuário bem escolhido. Isto irá facilitar a divulgação do endereço em seu cartão de visita, web site, folders etc, além da memorização.

Mas atenção, você só pode alterar o nome da página uma vez, então pense bem antes o nome que irá usar.

Preencha Seus Dados

Parece uma dica evidente, porém muitas empresas esquecem de preencher todos os detalhes do negócio. Cada vez mais as pessoas estão usando o Facebook como ferramenta para localizar produtos e serviços. Portanto preencha todos os campos como telefone, endereço, web site, horário de atendimento etc.

Deixe tudo mastigado para seu cliente em potencial, não espere que ele vá ficar cavando para achar suas informações. Ele não vai. O internauta quer tudo prontinho na mão. Se você não fizer isto e o seu concorrente sim, para onde você acha que seu prospecto irá?

Uma fan page com poucas informações do negócio também passa uma ideia de relaxamento. O internauta irá inferir que se a empresa não se preocupou com os detalhes dela mesma, então menos ainda se preocupará com as necessidades dele.

Mostre a Sua Capa

Quem vê cara não vê coração, mas no Facebook isto não é verdade. Sua cara, ou melhor, sua imagem de capa irá dizer muito sobre você. Fará parte da primeira impressão que você deixará para o internauta, então cuide muito bem do design da sua imagem de capa. Uma Fan Page sem design de capa nenhum simplemente não é uma opção.

O cabeçalho da sua página Facebook é composto basicamente pelo campo de imagem do perfil e pela imagem de capa. Normalmente se coloca o logo na imagem de perfil. Já imagem de capa deve ser bem trabalhada para mostrar a personalidade da sua empresa. Deve ser algo bem atraente e representar bem o que se trata o seu negócio.

Use o tamanho adequado. Um tamanho errado poderá resultar numa qualidade baixa da imagem, deixando uma má impressão. Para o melhor resultado use o formato PNG.

  • Tamanho de imagem de capa: 851×315 pixels
  • Tamanho da imagem do perfil: 180×180 pixels (área visível 160×160 pixels)

Seja criativo. Quanto mais interessante e impactante for sua capa, mais você cativa seus visitantes.

Confira esta lista de 20 Capas de Facebook Criativas e Brilhantes.

Publique Como Sua Página

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Sempre que foi publicar algo certifique-se que você está postando “como sua página”, ou seja, o nome de usuário é o de sua página. Caso contrário sua publicação não aparecerá na listagem normal, mas em um retângulo lateral chamado “publicações recentes de outros usuários” e não terá o mesmo destaque.

E estatística mostra que menos de 2% das pessoas que curtiram a sua página irá retornar a ela diretamente. A maioria dos seus fãs irão acompanhá-lo por suas Feed de notícias e não diretamente pela sua fan page.

Publique com Qualidade

A qualidade está associada a duas coisas: regularidade e relevância.

Tenha uma regularidade frequente de publicação. Não publique em tempos muito espaçados nem em intervalos muito curtos. Claro que isto varia de negócio para negócio. Uma empresa que preste um serviço de notícias em tempo real pode necessitar postar mais vezes em menos tempo. Mas a regra aqui é evitar ficar muito tempo sem postar. Se você sumir da sua fan page irá sumir da mente de seus fãs.

No geral uma ou duas publicações por dia é uma boa medida ou mesmo uma postagem a cada 2 dias. Tente não ficar mais tempo do que isto sem publicações.

Publique postagens relevantes.

Se você presta serviços de web design ou oferece curso de línguas não tem porque ficar publicando frases motivacionais. Poste assuntos relacionados a sua área de atuação, que irão ser úteis aos seus fãs e que sejam de alta qualidade, do contrário você passará uma mensagem dupla ou confusa.

Uma Ponte para seu Web Site

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Coloque o endereço de seu web site bem visível, nas primeiras linhas do campo “sobre”.  Use o Facebook como uma das portas de entrada para sua presença online.

Caso você não tenha um web site e ainda não saiba criá-lo ou precise reformulá-lo uma dica é o Curso de Web Designer da VirtusMedia. Com as videoaulas você poderá aprender de maneira rápida e fácil.

Ter um web site com um bom design e funcionalidade ainda é a receita para sua presença mais forte na internet. Com estas dicas do Facebook você se certificará que está com uma presença forte, envolvente e constante.

Marcelo Moreira é formado em Artes Gráficas e é professor de Web Design, HTML5, CSS3, jQuery, PHP e MySQL.

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