Friday, August 7, 2015

Ferramentas eficientes para gerenciar redes sociais

Gerenciar redes sociais é uma tarefa que envolve inúmeros detalhes. A atenção ao conteúdo, abordagem, linguagem, além do planejamento e programação de posts e monitoramento e atendimento aos clientes, são algumas das exigências de trabalho do profissional de social media.

http://ift.tt/1NfI77o Algumas ferramentas disponíveis ajudam a organizar e dinamizar o gerencimaneto das redes.

Para auxiliar e facilitar este trabalho, existem diversas ferramentas online que dinamizam e organizam o processo, seja no acompanhamento e agendamento das postagens ou na análise dos resultados.

No post de hoje, apresentamos algumas das mais populares e eficientes ferramentas para gerenciar redes sociais e otimizar os resultados destes canais.

Hootsuite
O Hootsuite é a mais popular ferramenta de gerenciamento de redes sociais. O aplicativo fornece um painel que permite acompanhar, em tempo real, suas contas nas principais redes: Facebook, Twitter, Linkedin, Google+ e WordPress.

Além do gerenciamento, o Hootsuite permite a monitoração da marca. Em cada aba, é possível filtrar palavras-chave de seu interesse e verificar todas as citações sobre o tema. A ferramenta também oferece outros utilitários, como agendamento de posts, encurtador de URL, postagem de fotos e outros arquivos e compatibilidade com iPhone.

Outra grande vantagem é o acesso a métricas e estatísticas de todas as redes (número de cliques, links mais populares, etc), o que facilita a produção dos relatórios. Mesmo possuindo versão paga, a ferramenta gratuita também é bastante eficiente e profissional.

Buffer
O Buffer também é uma ferramenta gratuita (com uma versão paga) que possui opções e funcionalidades parecidas com as do Hootsuite. Seus diferenciais são o layout limpo e intuitivo, além da possibilidade de integração com outros serviços já existentes na internet, o que facilita a execução das tarefas e garante economia de tempo.

Essa ferramenta ainda permite o gerenciamento simultâneo de redes sociais, possibilita agendamento de posts e fornece informações analíticas sobre acesso e interatividade.

MarketMeSuite
Essa ferramenta integra o gerenciamento das redes à busca por potenciais clientes e influenciadores. Além de possuir funcionalidades semelhantes a dos outros aplicativos – como troca de informações, acompanhamento, agendamento de posts e fornecimento de métricas – o MarketMeSuite ajuda a encontrar o público-alvo da sua marca através de pesquisas de palavras-chave e localização. Em sua versão paga, permite também a integração de outras redes sociais e acesso a informações mais específicas.

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Thursday, August 6, 2015

O que faz um analista de mídias sociais?

Apesar de ser uma profissão nova no mercado, o analista de mídias sociais – ou Social Media – vem ganhando cada vez mais espaço nas agências digitais. Responsável por cuidar das redes sociais de seus clientes, esse profissional desempenha um papel fundamental na construção da imagem online da marca.

flickr.com / Butch Lebo O analista de mídias sociais, ou Social Media, é responsável por cuidar das redes sociais e construir a imagem online de seus clientes.

Com o crescimento de redes como Facebook, Twitter e Instagram, a função do Social Media tem se tornado mais específica, e as formações especializadas são cada vez mais valorizadas. Hoje, esse profissional já atende por diversos nomes: Gestor de Conteúdo, Analista de Métricas, Planner Digital, Coordenador de Mídias, Atendimento, entre outros.

Quer saber quais são as exigências e características de cada uma? Confira, abaixo, o resumo que preparamos:

Gestor de Conteúdo
Criatividade é a palavra-chave para esse profissional. É ele o responsável pela produção do texto e sugestão de imagens, infográficos e vídeos para as postagens. O gestor de conteúdo deve buscar maneirais originais de se comunicar com o público-alvo e, por meio da interação, incentivar o engajamento dos clientes com a marca. Além do português impecável, esse profissional deve estar sempre antenado com os assuntos do momento e de olho nos interesses de seu público.

Monitoramento / Atendimento
A função de atendimento e monitoramento das redes sociais pode ser exercida pelo gestor de conteúdo ou, no caso de marcas grandes, por outro profissional. Isso porque a grande vantagem em se utilizar redes sociais é a possibilidade de construir um relacionamento com o cliente.

Portanto, é essencial dar atenção àquilo que o consumidor tem a dizer e não deixar ninguém sem resposta. O profissional responsável pelo SAC 2.0 deve ter uma boa noção de atendimento, bom senso, educação e empatia para evitar conflitos e gerenciar possíveis crises.

Analista de Métricas
O analista de métricas é responsável por mensurar, analisar, estudar e compilar todas as informações referentes às atividades nas redes sociais, transformando-as em gráficos e dados sobre o desempenho do canal. Resumidamente, é o responsável por apresentar os resultados das ações. Esse profissional deve ter afinidade com os números e domínio de ferramentas como Excel e Power Point.

Planner Digital
É uma área indicada para profissionais antenados, flexíveis e ousados. O planner é a figura chave para uma boa presença nas redes sociais. É ele quem faz o “raio-x” do cliente, analisa briefings, realiza pesquisas e define o perfil das ações, postagens e campanhas na rede. Por isso, está sempre de olho nos acertos e erros da concorrência e acompanha constantemente as novidades e tendências da área.

Gestor de Social Media
É o responsável por liderar toda a equipe – gestores de conteúdo, designers, planners, métricas e monitoramento – e alinhar os jobs de acordo com as expectativas do cliente. Está presente no planejamento das ações, criação de estratégias, aprovação de peças e avaliação dos resultados. É também o “oráculo” em momentos de crise, orientando sobre a melhor forma de proceder nessas situações.

Quer saber mais sobre essa profissão em ascensão e aproveitar as oportunidades do mercado? Inscreva-se no curso de Redes Sociais e aprenda com grandes profissionais da área as ferramentas, dinâmica, conceitos, especialidades e competências necessárias para se tornar um profissional de sucesso. 

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Wednesday, August 5, 2015

Social Media Marketing para empresas B2B

midias sociais para empresas b2b


Há uma coleção de cases que ilustram os sucessos de marcas nos ecossistemas sociais e esse fenômeno encorajou muitas empresas a se aventurarem nessa nova fronteira do Marketing Interativo. Aquilo que era massa, virou one to one.

É normal que esse movimento seja visto com olhos menos otimistas pelas empresas B2B (business to business), já que sem grande apelo junto aos consumidores finais, sentem-se perdidas em relação à atuação em canais sociais.

As perguntas mais frequentes:

  • O que eu devo comunicar por esse canal?
  • Quem vai ler isso?
  • Se meus clientes não são esses, como justifico investimento nessa área?

Há sim grandes oportunidades para empresas B2B em mídias sociais! O Marketing Drops selecionou algumas áreas interativas que podem ser exploradas por mercados organizacionais. Confira!

1. Redes sociais internas

Mais conhecidas como redes sociais corporativas, são ferramentas cada vez mais utilizadas pelas empresas. As principais aplicações de uma rede social corporativa são:

  • Inovação e P&D: sugestões, acompanhamento de projetos e funil de inovação em ambiente 100% social e interativo.
  • Colaboração: o grande desafio dos gestores é fazer com que seus talentos sintam-se parte do objetivo maior da empresa . Uma rede social interna é grande aliada nesse processo, como ferramenta de endomarketing.
  • Comunicação interna: todos os comunicados, memorandos e e-mails em um só lugar, centralizando a comunicação interna da empresa. Ali podem estar fotos de eventos corporativos e até mesmo um canal aberto com diretores, que podem contribuir respondendo dúvidas, fazendo comentários ou postando conteúdo em uma área específica.

Case: a empresa de TI HBSIS criou um portal corporativo para seus colaboradores, chamado Mundo HBSIS:

.

Mundo HBSIS

Existem plataformas prontas para construção de redes sociais internas: Ning e SuaRede são exemplos interessantes, tanto pelo custo acessível quanto pela boa adaptação ao mercado brasileiro.

2. Canais exclusivos para clientes

Quando clientes estratégicos são levados para dentro de uma extranet – que também pode ter o formato de uma rede social corporativa – é dada a largada para o Social CRM ou CRM 2.0.

É esse o maior paradigma das empresas B2B – entender que invariavelmente, vendem para pessoas. Mesmo que essas pessoas representem uma organização, ainda sim, são pessoas!

Nestes canais é possível interagir com clientes, pedir sugestões, receber feedback, comunicar verticalmente todo o mix de marketing na empresa, divulgar a área de produtos e soluções e também inserir o cliente na área de inovação.

O medo de receber críticas existe, mas é preciso lembrar que é melhor receber um feedback negativo dentro de um canal oficial do que descobri-lo em uma rede social, onde não há qualquer controle sobre a repercussão do caso.

3. Redes sociais verticais

Redes sociais focadas em um determinado nicho ou segmento de atuação são outra grande oportunidade para empresas B2B. A grande vantagem: em uma rede social vertical todos os participantes são interessados no tema abordado, diferentemente do que em redes sociais horizontais, como o Facebook e o Twitter.

Vantagens destes canais:

  • Melhor experiência para o usuário;
  • Alto nível de especialização;
  • Maior probabilidade de conversão;
  • Oportunidade de compreender melhor o público alvo, já segmentado no ambiente.

Existem inúmeros exemplos de redes sociais verticais, como é o caso da Skoob – para apaixonados por livros – e da Redimob – rede social focada no setor imobiliário. É comum que redes verticais fomentem a geração de negócios, como na rede social Sou Empresário:

rede social vertical sou empresario

 

4. Atraindo talentos

Esta é a aplicação mais comum das redes sociais para empresas B2B. Em um cenário cada vez mais competitivo, a disputa por talentos tornou-se acirrada.

Um case interessante é o da Monsanto no Twitter, com o fantástico @MonsantoJobs, um canal exclusivo para divulgação de oportunidades e relacionamento com candidatos.

Aqui cabe falar sobre o Linkedin: Uma rede social profissional amplamente utilizada por empresas que podem atuar de forma estratégica, fomentando grupos de discussão e atraindo talentos a “segui-las” e compartilhar conexões..

monsanto jobs

5. Blogs corporativos

Os blogs são as grandes estrelas da web 2.0. Colaborativos, são disseminadores de informação e sustentam o conceito de ensinar através da Internet. O mais indicado no caso dos blogs corporativos é sair do lugar comum da área de “Notícias” dentro do site, trazendo um tema relacionado ao business da empresa.

Um case muito legal é o da empresa de nutrição de animais silvestres e exóticos Alcon Pet, que usa um personagem como tema de seu blog corporativo, o veterinário Dr. Fala. Ele responde dúvidas de consumidores em seu blog sobre nutrição e manejo de animais exóticos.

Blog Dr Fala

Outro case sensacional é o da empresa de aviões Boeing: uma das seções de seu blog corporativo é o Randy’s Journal, uma área com conteúdo gerado pelo vice presidente de Marketing da empresa, Randy Baseler.

6. Conhecimento e Expertise

As aplicações e utilizações de mídias sociais pelas empresas B2B devem ser norteadas por um objetivo maior: comunicar conhecimento e expertise em sua área de atuação. Por lidarem com um processo de compra analítico e pouco emocional, entregar ao mercado conhecimento é a maior prova de competência.

Todas as técnicas de Inbound Marketing podem ser utilizadas, fazendo com que a empresa seja encontrada por potenciais clientes que buscam saber mais sobre um tema. Slideshare e Scribd são mídias sociais que podem auxiliar sua empresa a disseminar sua expertise! Nessas mídias estão um enorme acervo de palestras, apresentações e outros PPTs, e também artigos técnicos, manuais de uso e demais PDFs que podem ser exatamente o que o mercado procura.

Um case do uso do Youtube por empresas B2B é a produção de videocasts pela Senior Sistemas, nos quais um especialista fala sobre determinado tema e apresenta uma solução:.

Case Youtube Senior

 

Antes de iniciar a execução de ações, o essencial é definir uma estratégia de atuação na Internet, que deve variar a partir da estratégia do negócio como um todo e planejar todas as ações e a estratégia de conteúdo com especialistas da área digital, que saibam o que estão fazendo, evitando uma crise de imagem na web.

As oportunidades estão aí para todos, basta saber aproveita-las!

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Tuesday, August 4, 2015

10 ferramentas incriveis de monitoramento do Twitter

Recentemente o Twitter lançou em sua plataforma uma análise bem interessante para todos os usuários e entuasiastas da rede a fim de que possam obter vários dados relevantes para traçar inúmeras estratégias de conteúdo.

Se sua empresa quiser realmente saber tudo aquilo que acontece no Twitter, é preciso investir em algumas ferramentas de monitoramento a fim de facilitar e otimizar todo o processo de gestão da ferramenta, ajudando a alcançar resultados positivos e novos insights para futuras estratégias de marketing.

As ferramentas que citaremos a seguir se destacam como as 10 mais interativas e divertidas para extrair os melhores dados das suas práticas no Twitter. Invista um tempo e descubra qual delas se adequa mais ao perfil da empresa e comece de vez a monitorar essa rede social tão necessária para praticar relacionamento com seus clientes e potenciais clientes.

1. SocialBro

Essa é uma poderosa ferramenta que permite a gestores e profissionais de marketing visualizar toda a sua rede de inúmeras formas. Além de permitir uma análise minuciosa, essa ferramenta também permite que os gestores aumentem ainda mais sua rede, podendo programar tuítes através do Hootsuite ou diretamente em sua plataforma.

As funcionalidades mais famosas dessa ferramenta são:

  • Permite que o gestor explore toda a comunicade de seguidores
  • Determina qual é o melhor momento para tuitar
  • Identifica quais são os melhores influenciadores da sua marca
  • Define seu público com precisão
  • Encontra novos usuários que falam da sua empresa

… e muito mais!

2. MentionMap

Com uma interface bem elaborada, o MentionMap oferece um design limpo, porém às vezes um pouco difícil de navegar. No entanto, possui várias ferramentas interessantes para monitorar a conta do Twitter da sua empresa. Teste e tire suas próprias conclusões. É bem provável que você não se arrependa.

3. The Archivist

O famosos “arquivista” foi contruído pela Mix Online, que é um grupo fechado de designers e desenvolvedores da Microsoft onde vários profissionais participam e conversam de forma interativa e opinativa sobre os mais diversos tipos de ferramentas.

Alguns dos dados mais interessantes que a ferramenta proporciona:

  • Top Users (Usuários mais engajados)
  • Top Words (Palavras mais usadas)
  • Top URL’s (URL’s mais acessadas)
  • Número de Tweets x Número de Retweets
  • Ferramentas utilizadas pelos usuários para tuitar

4. Twenty Feet

Essa plataforma monitora todos os tipos de estatísticas e gráficos que o Twitter pode oferecer, incluindo menções, seguidores, retuítes e muito mais. Além disso, ela também integra outros serviços como Facebook, Biltly, Google Anlytics, Youtube e muito mais.

Acompanhe o Twitter e Facebook gratuitamente, e se caso você também desejar acompanhar outras redes sociais, existem outros pacotes que oferecem acesso gratuito por até 30 dias.

5. Tweepsmap

Uma ferramenta simples, porém com design bem inovador, que mostra onde seus seguidores estão em qualquer lugar do mundo. Com esta ferramenta é possível mapear a eficácia e a distribuição dos seus seguidores, além de várias outras funções.

6. Twistori

Já pensou em uma ferramenta elegante e que trabalha a rolagem de tuítes a partir de palavras emotivas como: eu amo, eu odeio, eu acho que, eu acredito, eu sinto e eu desejo? Essa é uma daquelas plataformas inovadoras que prometem uma experiência de navegação bem satisfatória na hora de tuitar.

7. Twitter Counter

Essa é uma das plataformas mais simples e fáceis de navegar. Além disso, ela oferece as melhores maneiras de acompanhar o crescimento de seus próprios seguidores e até mesmo comparar esse crescimento com outros usuários.

8. Visible Tweets

Que tal visualizar os tuítes com base em palavras-chave ou nome de usuário? Essa ferramenta é basicamente uma proteção de tela com os tuítes da sua empresa. Muito fácil de navegar e bastante interativa.

9. Twitonomy

Essa é uma poderosa ferramenta analítica para analisar inúmeros dados do Twitter, produzida por @MattFyot. O serviço é totalmente gratuito e muito bem recomendado por grandes profissionais, pois possui métodos bem diferenciados de análise.

Algumas funções interessantes:

  • Obtenha análises detalhadas e visuais sobre os tweets, retweets, respostas, mencões e hashtags
  • Navegue, pesquise e filtre várias abas para e obter insights sobre as pessoas que sua empresa segue
  • Backup / exportação de tuítes e relatórios para Excel e PDF em apenas um clique
  • Obtenha e exporte dados analíticos sobre qualquer palavra-chave, hashtag, URL ou usuário
  • Obtenha insights e faça o download de qualquer tuíte ou retuíte dos usuários
  • Navegue, pesquise, filtre, classifique e adicione ou remova qualquer usuário de sua lista
  • Monitore tuítes de seus usuários favoritos, listas e palavras-chave
  • Obtenha insights sobre seus seguidores com “Relatório de seguidores”

10. Tweetstats

Sim, trata-se exatamente das estatísticas do Twitter, assim como o próprio nome diz. Nessa plataforma é possível encontrar estatísticas robustas para desenvolver inúmeras estratégias para o seu negócio. Faça um teste e comprove o quão eficaz essa ferramenta é para tuitar as melhores tendências e descobrir inúmeros insights para sua empresa.

Além disso, ela conta com um design super inovador.

Ferramentas de análise (Bônus)

Pensou que ia parar por aqui? Nada disso! Separamos duas das ferramentas mais utilizadas por gestores e que são uma mão na roda na hora de analisar inúmeros dados relevantes do Twitter.

Confira.

Portwiture

O Portwiture é, sem dúvida, um dos aplicativos mais originais do Twitter que você poderá encontrar. Além de tags ou inúmeros gráficos, ele permite que você visualize seus tuítes em forma de fotografias. Isso mesmo, fotografias!

Que tal testar essa ferramenta que está cada dia mais famosa?

Foller.me

Essa ferramenta também é totalmente gratuita e muito legal, permitindo que os usuários possam analisar rapidamente as estatísticas mais importantes sobre qualquer usuário do Twitter.

Desvende vários tópicos, hashtags e menções com máxima rapidez. Outros vários recursos interessantes também estão disponíveis no Foller.me como a hora que você costuma tuitar com maior frequência, seus últimos 100 tuítes em uma única linha contínua e muito mais.

Finalizando…

E você? Como costuma analisar e visualizar a presença da sua empresa no Twitter? Que tal compartilhar algumas dessas ideias ou mesmo outras ferramentas que não citamos na lista acima? Fique à vontade e deixe seu comentário no campo abaixo, adoramos ouvir de você!

Aprenda quais são os tamanhos ideais para todas as imagens de redes sociais, clique aqui!

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Monday, August 3, 2015

5 dicas para aumentar seu tráfego nas redes sociais

Este post foi adaptado do original no blog da Hubstaff. Confira o original aqui.

Quem trabalha com marketing digital sabe que manter um bom tráfego nas redes sociais e sites da empresa nem sempre são tarefas simples. Sabe-se que manter um bom feed de notícias atualizado e com um bom fluxo pode ser complicado. Afinal, as empresas estão cada vez mais se empenhando em adaptarem-se melhor às mudanças constantes que existem com a chegada das novas mídias.

E para que essa adaptação seja bem feita e que o tráfego nas redes sociais continue de maneira contínua e com bom número é necessário montar estratégias para aumentar – e manter alto! – o nível de alcance orgânico do seu conteúdo.

Veja a seguir as 5 dicas para aumentar seu tráfego nas redes sociais:

Dica 1: Criar uma estratégia de cauda longa para seus posts

Como já foi adiantado anteriormente, é de suma importância criar estratégias para aumentar o tráfego. A primeira estratégia que o social media Madhav Bhandari nos dá é montar uma estratégia de cauda longa.

Mas o que é uma estratégia de cauda longa?

Este é um termo da estatística, muito usado para designar e identificar os dados de gráficos e o volume de dados. Para Chris Anderson, o método de cauda longa usado na internet é a grande inovação dos últimos tempos. Pois o foco mudou de um ápice único para uma curva que se mantém durante certo tempo.

Em uma maneira simples de explicar, a estratégia de cauda longa sugere que você deve manter o foco para determinado ponto durante um período mais longo. Em termos de vendas seria como se tirássemos a atenção da sensação do momento (que vende bastante em um dado período e depois some do mercado). Em outras palavras, eliminaríamos a sazonalidade e manteríamos uma constante de vendas.

A estratégia de cauda longa no Marketing Digital

Trazendo este fenômeno da Cauda Longa para o mundo dos posts de suas redes sociais ou sites, o social media afirma que um conteúdo divulgado em janeiro deve ser compartilhado novamente e de maneira periódica. Desta forma, o material que você divulgou poderá ser visualizado por um maior número de pessoas, afinal quem começou a lhe seguir somente em março, por exemplo, ainda não teve acesso ao conteúdo. E quem já teve um contato inicial pode aprimorar-se e absorver mais. Deve-se salientar que o conteúdo deve ser divulgado em diferentes plataformas de mídia social.

Dica 2: Determinar os melhores horários para postar

Qualquer usuário de redes sociais já percebeu que existe uma melhor hora para postar e ter um retorno junto a seus seguidores/amigos. É importante definir se você quer apenas que seus posts tenham um maior alcance junto a seus amigos ou se você, social media de uma empresa, deseja que as postagens obtenham um maior número de acessos. Nesse caso, definir um horário em que seu público-alvo esteja online é ideal para começar a ter um tráfego maior.

Junte a estratégia de cauda longa com o melhor horário

Implantar o método de cauda longa e analisar quais horas são as mais envolventes para lançar as postagens é de grande importância para otimizar o alcance do conteúdo junto ao público alvo.

Dica 3: Escreva títulos e conteúdos que despertem o interesse de seu público

Antes de começar a explicar, é importante que qualquer pessoa ou empresa que deseja compartilhar conteúdo na internet conheça seu público-alvo. Pois é: somente através desse conhecimento que se consegue criar um material e títulos que despertem o interesse de seu target.

Descubra seu público alvo

Um bom replicador de conteúdo deve conhecer a quem deseja alcançar. Assim como existem ferramentas para definir a hora certa para as suas postagens, também há ferramentas que auxiliam na hora de definir o perfil de quem é interessado no conteúdo que você compartilha.

Ofereça bom conteúdo

E já que foi possível definir o perfil dos seus seguidores, pode-se agora definir qual o melhor conteúdo a ser postado. Lembre-se que para que o público se mantenha ativo e presente é importante ter um bom conteúdo, que seja relevante e traga as informações que os leitores querem absorver

Não se esqueça de compartilhar imagens interessantes e que chamem a atenção para o seu material. E o mais importante depois de descobrir e definir seu público-alvo é construir a sua identidade a fim de que o público seja capaz de reconhecer suas ideias e seu alcance nas redes sociais seja do jeito que você espera.

Dica 4: Chame atenção para outros conteúdos

Se o seu objetivo é aumentar o tráfego em seu blog, site e/ou redes sociais, é importante que você crie chamadas interessantes para outras postagens e conteúdos interessantes que você tenha feito no seu site ou blog.

Nesse ponto, o usuário que estiver lendo o seu material pode se interessar por outro conteúdo e é neste momento que entra a dica anterior: crie títulos/chamadas criativas que despertem o interesse. Ao manter o leitor em seu site e lendo diversos materiais você está fazendo com que o alcance do seu conteúdo seja maior. Por isso, não se esqueça de criar chamadas, como:

  • Você leu o nosso novo post?
  • Veja o nosso post mais acessado do último mês!

Dica 5: Compartilhe seu conteúdo e marque as pessoas citadas nele

E, por último, porém não menos importante: quando o seu conteúdo citar alguém, faça questão de marcá-lo. É comprovado que ao fazer um post e não marcar pessoas que estão mencionadas no conteúdo o alcance é bem menor. A pessoa ou marca citada pode ter um número de fãs e seguidores considerável, o que, consequentemente, aumentará o compartilhamento e o alcance do seu conteúdo. Assim você consegue alcançar um público fora do círculo inicial. Uma simples mudança é capaz de fazer uma enorme diferença!

Finalizando…

Por fim, podemos afirmar que para aumentar o tráfego nas redes sociais e sites é preciso um estudo detalhado e um olhar mais minucioso de todo o seu trabalho. Deve-se ter sensibilidade e expertise para decidir quais serão as mudanças mais importantes e relevantes para que o seu tráfego aumente junto às suas redes sociais. Não meça esforços e observe quais ideias podem e vão fazer a diferença para que você se torne um replicador de conteúdo que agrega valor nos sites e redes sociais.
E aí, concorda com nossas dicas? Tem sugestões, críticas ou comentários? Compartilhe com a gente, adoramos ouvir de você!

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Sunday, August 2, 2015

Eleitor compra briga nas redes sociais

Nas últimas duas semanas (e tenho certeza de que será ainda mais intenso até o final desta semana, com o Dia D da eleição presidencial no domingo dia 26), o tiroteio eleitoral nos diferentes meios de comunicação tornou-se uma interessante oportunidade para entender o comportamento das pessoas, especialmente nas redes sociais.00zc3a9ro-briga3

Como as mídias sociais permitem geração de conteúdo por qualquer usuário, tornou-se tarefa árdua separar o que é verdade do que é boato, informação manipulada, “recortes” sem considerar o contexto todo e por aí vai. Sem contar a enxurrada de trolls (mentiras disseminadas para causar polêmica). Em alguns casos, parece até briga de rua, com direito a puxões de cabelo e xingamentos, com a turma do deixa-disso tentando amenizar o clima belicoso que tomou conta do Facebook e do Twitter, colocando amizades na corda bamba apenas por discordâncias políticas. E muita gente simplesmente deletou amigos de sua rede de contatos.

O mais curioso é acompanhar nas redes sociais as reações aos debates na TV. Já é um fato que 34% dos brasileiros navegam em uma segunda tela (principalmente smartphone) enquanto assistem TV, segundo pesquisa recente da consultoria americana Millward Brown. Assim, não é de se admirar os comentários cruzados (Twitter e Facebook, em especial) sobre os debates.

Vamos a algumas percepções:

1) Durante e logo após os debates na semana passada e nesta, acompanhei as reações no Facebook. O curioso foi ver que quem é a favor de um ou de outro candidato usou os MESMOS argumentos para denegrir o opositor: olha a cara de nervosismo dele/dela, olha as mentiras que ele/ela está dizendo, olha como ele/ela gagueja, olha os absurdos que aconteceram no governo dele/dela, vejam que ele/ela é o mais preparado, ele/ela está acabando com o oponente no debate etc etc. A MESMA conversa, de ambos os lados… Ou seja, as armas são as mesmas, independente de quem as empunha.

2) A virulência das acusações nos palanques eleitorais contaminou os correligionários do PT e do PSDB nas redes sociais. Embora tenha muitas verdades sendo ditas (o que é ótimo), a quantidade de informações manipuladas circulando é imensa e pouca gente para para checar sua veracidade. Esse mau hábito – replicar inverdades sem conferir – polui a internet e dificulta separar o que é bom e verdadeiro do que é inventado ou, no mínimo, pinçado de um contexto muito mais amplo a fim de levar a uma interpretação limitada.

3) Os veículos de comunicação têm sido muitas vezes canais de desinformação, expondo fatos e cenários como lhes convém – daí a importância de não se acreditar em tudo o que se lê ou ouve sem conferir com outras fontes. E dá-lhe replicar nas redes sociais, aumentando o ruído.

Do lado dos candidatos, pouco se vê como tentativa de diálogo ou engajamento – as redes sociais funcionam mais como “santinhos digitais” e têm sido utilizadas para despejar informação (verdadeira ou não) em cima dos internautas. Estes sim curtem ou comentam posts no Facebook, por exemplo, mas pouco se vê em termos de respostas construtivas por parte das assessorias dos candidatos, apesar dos discursos de “incentivo ao debate democrático” e “construção de projetos para o país”.

Os marqueteiros definem até a estratégia do discurso: enquanto as contas de Aécio Neves no Facebook e no Twitter referem-se a ele em terceira pessoa (para bom entendedor, meia palavra basta – são os assessores que pilotam, é claro), as contas de Dilma Rousseff utilizam a primeira pessoa, como se a própria candidata/presidente escrevesse (o que não é verdade, mas a ideia por trás é provocar um senso de intimidade com seus seguidores/fãs). Até mesmo durante os debates na TV, quando os candidatos estavam obviamente ocupados, os tuítes de Dilma eram escritos em primeira pessoa.

Esses são apenas alguns exemplos. Nossa visão crítica e nossa capacidade de discernimento são colocadas à prova o tempo todo, e para que possamos fazer um melhor julgamento dos defeitos e qualidades de cada candidato, há que se consultar várias fontes, fazer comparações, compreender os interesses ocultos por trás de um simples texto e pesar dados e fatos. Mesmo os números podem ser interpretados de diferentes maneiras, dependendo do recorte que se faça. Fique de olho para não cair em armadilhas e artimanhas – seu voto consciente é a arma mais importante para colocar no poder quem de fato merece estar lá.

 

 

 

 

 

 

Mídias Sociais

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Saturday, August 1, 2015

Infográfico: A evolução das Mídias Sociais

infografico-midias-sociais

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Mídia Boom » Mídias Sociais

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