Wednesday, July 29, 2015

Dicas para empresas no facebook

Estar presente nas redes sociais é requisito fundamental para as empresas conseguirem o devido destaque. Dentre os benefícios podemos citar o fortalecimento da marca, fidelização dos clientes e forte presença como referência através da divulgação de conteúdo relevante para o público-alvo.

Mas como fazer para divulgar sua empresa nas redes sociais como o Facebook e se relacionar da maneira mais adequada com os clientes e usuários?

Dicas para empresas no facebook

Veja nossas dicas a seguir!

 

1 – Estabeleça seus objetivos

Os seus objetivos devem ser definidos de acordo com o público-alvo e com as metas da empresa. Faça cronogramas, explore datas comemorativas e estabeleça estratégias afim de conseguir novos clientes, fidelizar os já existentes e aumentar a força da sua marca. É importante dar descontos, criar campanhas e vídeos que estimulem o engajamento dos usuários.

2 – Defina o conteúdo

Devido a quantidade de informações às quais somos expostos fica praticamente impossível se destacar com postagens de propagandas vendendo produtos e serviços. A maioria destas postagens são ignoradas e ocultadas do feed de notícias dos usuários. Cada vez mais o conteúdo único e original é valorizado. Por isso ofereça postagens com linguagem e formato adequados ao seu público-alvo, que possam corresponder às expectativas da sua empresa, como uma curiosidade, novidades, dicas e até promoções.

3 – Publique regularmente mas com moderação

Cuidado! Publicar de forma espaçada, como uma vez a cada dois meses, não é capaz de criar o engajamento necessário. Da mesma forma, você não será bem visto caso faça várias postagens por dia, pois isso pode incomodar, e inclusive, corre o risco de se tornar insuportável aos usuários. Estabelecer uma periodicidade é fundamental. A média de duas publicações por dia é o suficiente.

4 – Seja honesto com o seu público

Os usuários exigem transparência. Por isso, responda tudo o que for questionado, com educação e respeito, mas não minta e não omita. Caso não possua a resposta na hora, informe-se e busque a solução. Jamais prometa aquilo que não pode ser cumprido. Evite piadas infames e brincadeiras de mau gosto, é preciso ser honesto e solícito com o seu público. Se cometer algum deslize, admita a falha e retrate-se o mais rápido possível.

5 – Aproxime-se

O relacionamento através das redes sociais deve valorizar a humanização, pois do outro lado da tela existem pessoas, que gostam dessa interação mais pessoal. Utilize uma abordagem de modo a se aproximar dos usuários, com tom leve e informal.

6 – Abuse dos recursos visuais

Sem dúvida, o conteúdo visual, composto de imagens e vídeos, é o que recebe maior atenção e destaque das redes sociais, comparado ao conteúdo somente escrito. Caso não tenha as habilidades exigidas para fazer uma bela arte contrate especialistas para fazer por você, certamente valerá a pena!

7 – Publicidade segmentada

Realizar publicidade direcionada não é novidade. Mas através do Facebook é possível fazer com que essa segmentação seja muito mais específica, de modo a selecionar seu público por sexo, idade, local, interesses, entre outros. Assim você consegue atingir exatamente o nicho desejado, aumentando o alcance e o sucesso de suas postagens.

8 – Concorrentes

Assim como você deve analisar o site de seus concorrentes, é essencial estar atento ao comportamento que ele tem dentro das redes sociais. Quais as mais utilizadas? Como são usadas? Dessa forma você consegue ter uma ideia do que faz sucesso e do que não deve ser feito, inclusive para aqueles que pertecem a outros segmentos.

9 – Atenção às regras

Além de ficar atento às tendências das redes sociais, que estão em constante mudança, fique esperto para não criar ações que não são permitidas. Importante também criar regras internas para sua própria empresa em conjunto com um manual de conduta para os funcionários. Criar um manual de identidade visual com referências para as postagens é super bem-vindo!

10 – Avalie os resultados

O trabalho realizado somente terá sentido se você souber medir a eficiência, assim será possível avaliar se os esforços estão indo na direção desejada. Utilize ferramentas específicas e o próprio painel das redes sociais para administrar novos usuários, curtidas, compartilhamentos e comentários. Não esqueça de avaliar também os horários e o perfil de quem interage com suas postagens.

Conclusão

Não investir nas redes sociais significa perder oportunidades.

Sabendo cuidar da página da sua empresa possibilita adquirir usuários com interesse nos seus produtos e serviços, e ainda conquistar aqueles que já são clientes.

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