Tuesday, July 14, 2015

Como Vender pelo Facebook

É fato que o Facebook é um fenômeno de sucesso tanto na internet quanto no mundo dos negócios. A rede social registra mais de meio bilhão de pessoas conectadas todos os dias. Deixou de ser uma rede social utilizada apenas para aproximar pessoas. Cada dia mais ele se torna uma importante ferramenta para auxiliar as empresas a vender seus produtos.

A nova tendência, chamada de Social Commerce, consiste em utilizar as redes sociais como um canal para aumentar o faturamento. A estratégia é pouco explorada no Brasil, e consiste em aumentar o número de novos compradores, fidelizando os clientes. Com isso, o número de vendas através da plataforme atinge patamares extraordinários.

Para o especialista em marketing digital, Gabriel Nunes, isso representa um novo momento no que se refere às compras realizadas na internet: “As pessoas no Brasil ainda estão se acostumando a comprar pela internet, pois tem receio, principalmente, de que a empresa não seja confiável. Através das redes sociais como o Facebook e Instagram há a possibilidade de avaliar e decidir qual loja comprar, baseado nas experiências dos usuários. Com isso, as compras tornam-se muito mais interessantes do que na loja física”.

 

Afinal, o que é Social Commerce?

O Social Commerce é a prática que está mudando drasticamente o mundo do empreendedorismo. O conceito é simples: trata-se de usar as redes sociais para vender através da integração do e-commerce. As empresas que praticam o Social Commerce têm que disponibilizar as classificações, bem como os comentários, sobre os produtos compartilhados pelos próprios consumidores.

As compras realizadas pela rede social têm o objetivo de estreitar o caminho entre os clientes e a empresa. Permitir que os consumidores possam compartilhar sua experiência nas compras apresenta grandes benefícios como ajudar outras pessoas a tomarem a decisão de adquirir o produto – ou fugir da loja. As vendas, portanto, são realizadas por causa da recomendação de pessoas que acompanham e confiam no seu site.

Um estudo realizado pela Booz & Company revela um número surpreendente: a estimativa é de que o Social Commerce seja responsável pela movimentação de 30 bilhões de dólares em 2015, no mundo todo.

 

Segredo do sucesso das vendas no Facebook

O Facebook é a rede que mais atrai empresários que pretendem aderir ao Social Commerce não somente pelo número de acessos diários como também pela visibilidade que ela possibilita. Existem diversos aplicativos desenvolvidos como intuito de fazer com que os usuários possam comprar os produtos sem sair da rede social.

A página no Facebook devem servir como uma vitrine, mas sempre tomando o cuidado de não postar somente os seus produtos. Inove postando assuntos que tenham relação com os seus produtos para que o conteúdo possa ser compartilhado. Se tiver uma loja de roupas, por exemplo, post looks e últimas tendências do setor. Ninguém que está no Facebook quer ficar vendo em sua linha do tempo um editorial com seus produtos.

Lembre-se de interagir constantemente com os seus usuários. Isso é indispensável em todas as redes sociais e nenhuma estratégia de marketing terá sucesso se você não tiver essa proximidade com os seus clientes.

 

Dicas para vender no Facebook

Algumas dicas são bastante úteis:

  1. Tenha uma página impecável. Informações sempre atualizadas, conteúdo relevante e fotos atrativas são a chave para que sua página tenha muitas curtidas e compartilhamentos.
  2. Conte com a colaboração dos clientes da sua loja física: realize promoções para quem curtir a página. O consumidor é diretamente impactado quando os seus amigos curtem algo.
  3. Para incentivar os internautas a comprarem pelo Facebook, ofereça promoções e faça sorteios para os seus clientes. Frete grátis é quase uma obrigatoriedade.
  4. Conheça seu público-alvo pois somente dessa forma ele se tornará seu consumidor. Além de saber dados estatísticos como classe social, idade, gênero, conheça o comportamento dele. Informações como estas são muito mais valiosas e auxiliam na hora de criar ações segmentadas.
  5. Estabeleça uma relação pessoal com seus consumidores. Ofereça vantagens, descontos e promoções para conseguir fidelizar seus compradores. Além disso, sempre esteja disponível para auxiliar quem tem dúvidas e encontra dificuldades em adquirir seus produtos. Seja rápido em apresentar soluções para os problemas que surgirem.

Como Vender pelo Facebook

Conclusão

A projeção de um futuro bem sucedido para o Social Commerce reflete diretamente no que está acontecendo com o hábito das pessoas. Cada vez mais conectadas na internet e mais ligadas no que ocorre nas redes sociais, não abrem mão da praticidade e, por esses motivos, comprar pela internet vai ser cada vez mais comum.

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É republicado do SocialStar.com.br



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