Tuesday, November 17, 2015

Como criar uma página no Facebook para sua empresa

Praticamente nenhuma estratégia de marketing digital hoje pode evitar a rede de Mark Zuckerberg: a quantidade assustadoramente grande de usuários é algo que ninguém pode ignorar.

E aqui no Brasil a coisa fica ainda mais importante: somos o segundo país do mundo em número de usuários da rede, atrás apenas dos EUA.

Por aqui, esse tipo de rede social faz muito sucesso.

Só para se ter uma idéia, na época do Orkut, era relativamente comum pessoas procurarem parentes desaparecidos a anos usando a rede, tamanho era a chance da pessoa também estar nela!

Com tanta gente participando, é praticamente uma certeza de que você irá conseguir encontrar o seu público, basta fazer uma boa segmentação.

Alguns dados importantes sobre o Facebook:

  • Mais popular entre mulheres
  • Mais popular entre pessoas com 18 a 29 anos
  • Entre adultos online, 71 % usam a rede social, que hoje conta com cerca de 1.28 bilhões de usuários

O poder do Facebook é inegável.

Independentemente do seu negócio, é extremamente provável que você irá encontrar alguém na rede que se interessa pelo seu produto/serviço.

Portanto pense duas vezes antes de decidir não criar uma fanpage no Facebook, você pode estar perdendo oportunidades de negócios importantes para a sua empresa!

E lembre-se: não é por que o seu negócio é B2B que você não deve investir na rede, veja o nosso post sobre esse assunto. Para criar uma fanpage para sua empresa no Facebook, clique aqui.

Dicas para uma página de sucesso no Facebook

Agora que você já percebeu a importância de ter uma fanpage no Facebook, vamos te mostrar os 10 passos para ter uma página incrível para sua empresa na rede:

1. Foto de perfil

Isso pode parecer óbvio, mas muitas empresas esquecem o poder de uma boa imagem de perfil. Adicione uma imagem de boa qualidade, que represente sua marca e que seja facilmente reconhecível.

Lembre-se que sua foto de perfil será vista por quem curtiu sua página todas as vezes que você fizer um novo post.

2. Foto de capa

A foto de capa é o que chamará mais atenção quando alguém clicar na sua página. Ela é uma ótima oportunidade para divulgar mais a sua marca, impressionar seus possíveis clientes e causar impacto.

Você pode contratar um designer para te ajudar a fazer algo incrível, mas também existem ótimas opções online que podem te ajudar a criar uma foto de capa incrível sem gastar.

O Canva é uma opção incrível, já que o site vem com templates prontos para você criar uma foto de capa para sua fanpage. Seja criativo e impressione!

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Na nossa página você pode ver o uso das dicas que demos sobre sua foto de perfil e sua foto de capa.

Nossa foto de perfil é simples, mas facilmente reconhecível por nossos clientes e todos que conhecem nosso trabalho. E nossa foto de capa fortalece nossa marca em um design minimalista, mas que divulga nosso nome.

3. Complete  seu perfil

Agora, complete seu perfil. Lembre-se de não esquecer nenhuma informação importante! Você pode preencher seu perfil na seção “Sobre” e clicar em “Informações da página”.

Siga essa checklist para saber as informações essenciais para colocar no seu perfil. Você quer que seus potenciais clientes encontrem facilmente informações sobre você. Não pule esse passo!

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4. Adicione colaboradores

Se você trabalha com uma equipe e não administrará sua fanpage sozinho, adicionar colaborades é uma maneira de facilitar seu trabalho e garantir que sua fanpage estará sempre atualizada e funcionando.

Os papéis que o Facebook permite para colaboradores são:

Administrador – Completo e total acesso. Se você criou a página, esse papel é seu.

Editor – Pode editar a página, mandar e responder mensagens, postar, criar anúncios, ver quem criou um post e analisar relatórios.

Moderador – Pode responder e deletar comentários, mandar e responder mensagens, ver quem criou um post, criar anúncios e analisar relatórios.

Anunciante –  Pode ver quem criou um post, criar anúncios e analisar relatórios.

Analista – Pode ver quem criou um post e analisar relatórios.

5. Defina seu tom de voz

Como já explicamos nesse post, definir o tom de voz com o qual você irá interagir com seu público-alvo é o que determinará a imagem e reputação que você terá nas mídias sociais.

Encontrar o tom de voz que você vai utilizar nas suas redes sociais é a maneira de garantir que você está se expressando de acordo com o que sua marca e sua imagem representam.

Então é importante que você tenha essa linguagem definida de maneira precisa. Leia nosso post e encontre seu tom de voz!

6. Planeje seu conteúdo

É importante saber exatamente o que você vai postar em sua fanpage. Não poste qualquer tipo de conteúdo apenas para manter a página atualizada!

Poste apenas coisas que dialoguem com seu público-alvo e com os interesses e necessidades que eles possuem. Confira aqui 8 dicas de produção de conteúdo para Redes Sociais. Planeje, pesquise e poste apenas conteúdo de qualidade.

7. Chame a atenção do seu público

Conteúdo novo e interessante é essencial para manter a atenção do seu público em sua fanpage. Use bons títulos e sempre coloque imagens.

Conteúdo visual recebe 37% mais curtidas e engajamento do que posts sem imagens. Veja aqui os melhores tipos de imagens para impactar seus leitores.

8. Promova sua página

Publique ao menos 5 posts antes de convidar seus amigos e conhecidos a curtirem sua página. Uma vez que você fez isso, comece a promovê-la!

Convide pessoa a curtirem, coloque-a no seu site, crie promoções ou sorteios… as opções de divulgação são muitas! Escolha a que encaixe melhor na sua empresa e estratégia.

9. Mensure seus resultados

Depois de tudo isso, é importante saber o que funcionou ou não para sua fanpage.

O próprio Facebook te oferece relatórios sobre o que gerou engajamento, curtidas e fornece dados demográficos sobre o público que entrou em contato com sua página.

Veja cuidadosamente quais estratégias foram boas e abandone aquelas que não trouxeram bons resultados.

10. E, por fim: inspire-se!

Não desanime se sua fanpage não trazer resultados rápidos.

Marketing Digital envolve esforço e planejamento e seus resultados acontecem a longo prazo. Inspire-se em paginas de sucesso e nao desista! O Facebook, se bem utilizado, pode ser a base do seu sucesso nas Redes Sociais. Boa sorte!

Agora que você já sabe como criar uma página no Facebook, podem ter surgido algumas dúvidas de como se aprofundar no marketing na rede social.

Criamos um material especial para isso: o guia completo do marketing no Facebook! Baixe agora e aprenda a usar a rede social a seu favor :)

ebook marketing no facebook


Tem alguma dúvida? Críticas? Comentários? Dicas de como ter uma rede social de dar inveja nos seus competidores? Compartilhe com a gente, adoramos ouvir de você!

Aprenda também quais são os tamanhos ideais para todas as imagens de redes sociais, clique aqui!

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