Thursday, September 24, 2015

Facebook: novos feeds dão cores mais vivas à experiência na rede social

O mundo todo (ou, pelo menos, o pessoal ligado no digital) acordou hoje na expectativa das novidades que o Facebook anunciaria horas mais tarde para o feed de notícias da maior rede social do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários. A principal atração é a criação de um feed exclusivo para fotos, já que imagens se tornaram o mais popular conteúdo compartilhado no Facebook mas nunca mereceram a devida atenção. Isso vai levar a uma integração ainda mais forte com o Instagram, adquirido pelo Facebook em abril do ano passado por 1 bilhão de dólares.

Certamente o Facebook resolveu olhar com mais carinho para o fato de que compartilhar conteúdo nos feeds (vendo e sendo visto) é o que mantém as pessoas grudadas na rede, como se esta fosse uma grande lente sobre o mundo, capaz de nos levar para perto de quem está longe, como uma varinha de condão de teletransporte. A mudança mais significativa é que, agora, haverá um “menu de feeds” no alto da tela à direita, cujo objetivo é fazer com que o usuário fique alternando entre um feed e outro, permanecendo mais tempo no site. Aqueles que já têm dificuldade em largar o brinquedo podem se sentir ainda mais viciados.

Vai ser fácil fisgar os aplausos dos usuários. Afinal, somos atraídos por duas coisas: informação (nossa, não posso perder nada!) e em saber da vida alheia (com maior ou menor grau de interesse, mas quem não gosta de estar por dentro de uma fofoca aqui, outra ali?). Se o Facebook coloca na nossa frente um feed de notícias – e agora um exclusivo de fotos, que podem ser vistas até em tela cheia, como um álbum inteiro – a tendência é que tenhamos uma experiência mais agradável e atraente. O que nos levaria a ficar mais horas navegando nessa rede social. Inclusive vendo mais anúncios. E é aí que o Facebook vai ganhar mais dinheiro.

Porque também os anúncios vão merecer tratamento vip. Especialmente para as marcas de luxo, que se apoiam sobretudo em imagens em sua publicidade, será muito vantajoso poder exibir fotos maiores. Para os usuários, pode se tornar mais invasivo do que os “posts sugeridos” que já aparecem na nossa timeline. É aguardar para ver.

Feeds exclusivos já existiam, mas sem muita atenção

Não é a primeira vez que o Facebook cria feeds específicos para conteúdos específicos. A rede já tinha colocado no ar em 2011 um feed somente para músicas, mas que até hoje fica meio escondido na seção Apps na barra lateral e muita gente nem sabe que existe. Pouco a pouco, esse feed foi ganhando mais possibilidades, e agora, além de permitir aos usuários compartilhar o que estão ouvindo em aplicativos como o Spotify, também traz atualizações sobre páginas de bandas, lançamento de álbuns e shows programados, e até sugestões de músicas.

Outra: você sabia que há um feed exclusivo para acompanhar as páginas que você curte? Pois é. De novo, meio escondido ali no canto, e pouca gente usa.

Os comentários de especialistas (veja aqui um comentário em vídeo de Josh Constine, do TechCrunch) apontam que o anúncio dessas mudanças vai ser recebido de bom grado, já que elas vão permitir aos usuários controlar melhor o tipo de conteúdo que querem ver e como querem interagir com seus amigos. Ao ter acesso a diferentes tipos de mídia para essa interação (texto, foto, música), provavelmente vamos aumentar nosso tempo de permanência navegando no Facebook – coisa que os anunciantes vão adorar. E o Facebook mais uma vez acerta em cheio, ao colocar pertinho pessoas que estão longe e transformar o mundo no quintal de casa.

[por Mariela Castro]

Mídias Sociais

Veja mais em: SocialStar Website



from SocialStar - Feed http://ift.tt/1gSjFxV
via http://ift.tt/1GVxUbj

No comments:

Post a Comment